Documento Cultural Santos

Um trabalho e várias vidas, tudo isso graças ao porto

Através de minha família foi que eu conquistei a "senha" da estiva, porém em 1982 comecei á trabalhar no navio como torneiro mecânico. Não tinha experiência como estivador "senha" , tinha que ir para o navio fazer lingada de sacaria e era dificutuso e com isso pegava pouco trabalho , havia navio somente para a senha que era o de cimento e agranel no saboó pois não havia segurança no trabalho,era muito salubre.

Em 1991 consegui a senha, melhorou muito, entrou o OGMO - ORGÃO GESTOR DE MÃO DE OBRA, com este sistema passei a exigir do estivador e do portuário exames periódicos de saúde anual obrigatório isso foi uma grande conquista outras são os cursos, para sacarias, empilhadeira, motorista, curso do ensino fundamental e profissional.

O trabalhador portuário não acompanhou as modernidades do porto, tais quais os maquinários, as pontes de contêiner (guindaste) e agora chega o asfalto que vem ajudando muito e evitando acidentes com os trabalhadores portuários isso veio para ajudar na segurança do porto e dos trabalhadores evitando os acidentes.

Um grande acontecimento foi o nascimento de meu filho nesse momento eu estava trabalhando na estiva, marcou muito, minha nova conquista é a faculdade de minha esposa que está fazendo direito, através deste trabalho na estiva.

Exibições: 12

Comentar

Você precisa ser um membro de Documento Cultural Santos para adicionar comentários!

Entrar em Documento Cultural Santos

Grupos

© 2024   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço