Documento Cultural Santos

Organizar um Plano de Manejo Cultural significa sistematizar todo o conhecimento sobre os aspectos culturais de uma determinada região. No caso de Santos (SP), o Plano de Manejo Cultural que está sendo desenvolvido consiste em uma série de pesquisas voltadas à compreensão do Patrimônio Cultural. Essa pesquisa, por sua vez, abrange estudos do patrimônio histórico, arqueológico, edificado, paisagístico, imaterial etc.

Todo o trabalho é realizado com anuência da comunidade santista, pois em parceria com a comunidade é possível compartilhar e enriquecer o conhecimento cultural relacionado à formação e desenvolvimento do município de Santos. Nesse sentido, envolver e integrar a comunidade santista são ações fundamentais para a concepção de um Plano de Manejo Cultural.

A integração e envolvimento com a comunidade serão reforçados com a realização de 10 Oficinas Culturais no município de Santos. Essas oficinas são encontros que tem como objetivo despertar a memória dos participantes e destacar suas percepções sobre a história e desenvolvimento cultural de Santos, bem como os aspectos necessários para a preservação e/ou conservação do Patrimônio.

Esses encontros culturais são organizados para que haja participação ativa da comunidade envolvida. Neles, além do recolhimento de expectativas e perspectivas relacionadas ao Plano de Manejo Cultural, serão desenvolvidas atividades dinâmicas, tais como: narrativa de histórias (orais e escritas), depoimentos, entrevistas e produção de desenhos, utilizando materiais de apoio audiovisuais e ferramentas disponíveis na Internet.

Exibições: 16

Grupos

© 2024   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço