Documento Cultural Santos

Contexto

    Arqueologia Pública e Colaborativa é um conceito recente, resultado de profundas transformações ocorridas na sociedade e nas ciências, nas últimas décadas. Acompanhando estas transformações, as ciências passaram a interagir, de forma programática e consciente, com os grupos sociais, visando a políticas públicas e participando da luta pelo respeito e valorização da diversidade ambiental e cultural.

    O aspecto público da Arqueologia refere-se à atuação com as pessoas, em especial às comunidades locais, incluindo os mais diversos órgãos e segmentos que compõem a sociedade em geral. A Arqueologia Pública, entendida como ação com o povo, para usarmos uma expressão de Paulo Freire, permite que tenhamos uma Ciência Aplicada em benefício das comunidades e segmentos sociais.

    Este é o contexto de atuação do “Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural do Sistema Viário da Margem Direita do Porto de Santos/SP”. Desenvolvido desde março/2008, o Programa está cientificamente lastreado no conceito da Arqueologia Pública e Colaborativa, voltado ao relacionamento entre a pesquisa e o manejo de bens culturais junto aos grupos sociais envolvidos. Tem como meta promover a participação da sociedade na gestão de seu patrimônio cultural, em busca de soluções de sustentabilidade.

    Diversas atividades e produtos estão sendo desenvolvidos nesta integração com a comunidade, com destaque para a Exposição Cultural Itinerante e as Oficinas Culturais, que vêm sendo aplicadas junto a diferentes grupos sociais que compõem a comunidade abrangida pelo Programa.

    Para consolidar essa rede de trabalho (consulta, comunicação, cooperação) são utilizadas plataformas de Mídias Sociais para internet – blog, site, twitter – que visam dialogar nas mais diversas formas de linguagem com os diferentes públicos envolvidos.

    O resultado final do Programa é a elaboração de um Plano de Manejo do resultado das pesquisas, do conhecimento e dos acervos obtidos. Este Plano objetiva buscar sinergias com as demais iniciativas culturais da região, contribuindo para a gestão do patrimônio estudado e a promoção e continuidade futura das ações e de seus benefícios.

Grupos

© 2019   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço