Documento Cultural Santos

Oficinas Anteriores


Exposição Oficina Santos no XVII Congresso de Municípios Portuários

Exposição Oficina Santos no Santos Export 2009

Exposição Oficina Santos na CODEP

Exposição Oficina Santos no SINDAPORT

Exposição Oficina Santos no Sindicato dos Estivadores

Exposição Oficina Santos na CODESP

Exposição Oficina Santos no Mercado Municipal

Exposição Oficina Santos no Teatro Guarany

Exposição Oficina Santos na UME Auxiliadora da Instrução

Exposição Oficina Santos no Jardim Botânico

Exposição Oficina Santos na UME Padre Leonardo Nunes




1ª Exposição Oficina Santos

A inauguração da Exposição Oficina Santos aconteceu nos dias 06 e 07 de agosto, junto ao XVII Congresso de Municípios Portuários, na cidade de Santos/SP, contando com a participação de diversas autoridades de cidades portuárias do Brasil, entre eles o Sr. Pedro Brito, ministro-chefe da Secretaria Especial dos Portos (SEP); o Sr. João Paulo Tavares Papa, Prefeito de Santos, e o Sr. José Roberto Correia Serra, presidente da CODESP.

Neste evento iniciamos um ciclo de saber, que visa integrar as comunidades envolvidas no “Plano de Gestão de Patrimônio Cultural, Sistema Viário da Margem Direita do Porto de Santos/SP”, a todo o estudo e conhecimentos alcançados.

A Exposição Oficina conta com a exposição deste blog, que traz uma síntese dos trabalhos, links de notícias e fotos do Projeto e das Exposições Oficinas realizadas. A exposição apresenta também uma coletânea de banners trazendo uma síntese das pesquisas, além de um roteiro da própria exposição e informativos de sua dinâmica, incluindo um pouco da história do Porto com suas ocupações e contextualizações históricas, o plano de manejo que está sendo desenvolvido, nossas metas de sustentabilidade e integração. Há, também, uma versão digital da exposição, que pode ser acessada seguindo os selos representativos de cada banner.

Nesta primeira Exposição Oficina foram inseridos no Blog depoimentos dos participantes, trazendo suas opiniões e percepções sobre o evento e o Projeto. Tivemos, ainda, as primeiras inscrições e filiações ao Blog, dando início à série de atividades programadas.


2ª Exposição Oficina santos - Santos EXPORT

Entre os dias 26 e 27 de agosto, aconteceu a segunda apresentação da Exposição Oficina Santos, simultaneamente ao evento “Santos Export 2009 - Fórum Nacional para a Expansão do Porto de Santos”, no Mendes Convention Center, cidade de Santos.

Esta Oficina ocorreu com sucesso, contando com a participação de autoridades políticas e representantes de algumas comunidades ligadas à região portuária que participavam do Fórum, tais como: o Prefeito de Santos, Sr. João Paulo Tavares Papa; o Presidente da SINDAPORT, Sr. Everandy Cirino dos Santos; o Presidente do Sindicato dos Estivadores, Sr. Rodnei Oliveira da Silva e o Diretor de Projetos da Deicmar, Sr. Carlos Alberto Piffer.

A aplicação de Arqueologia Pública resultou na tomada de depoimentos dos participantes, que ressaltaram a importância de valorar e preservar os Patrimônios do Porto de Santos.


3ª Exposição Oficina Santos na CODEP

A Exposição Oficina Santos realizada na CODESP, dentro do Centro de Treinamento no dia 06 de outubro de 2009, contou com a participação de vários funcionários portuários, sendo vários deles aposentados com mais de trinta anos de experiência na região portuária. Seus depoimentos nos transmitiram conhecimentos muito importantes, nos ajudando a conhecer cada vez mais sobre as várias versões da história do Porto de Santos, o desenvolvimento da região e o reflexo de tudo isso na vida de quem construiu e participou desses acontecimentos.

Na Oficina foi aberto espaço para discussão que remontou as antigas divisões da organização portuária, seus setores, grupos que envolviam, estendendo-se para debate sobre quais os fatores que mais mudaram desde aquela época e quais bens os participantes achavam mais representativos, merecendo ser conservados, ou mesmo restaurados, e quais eventos tradicionais mereciam voltar a acontecer. Foi um evento produtivo, que enriqueceu muito as pesquisas!


4ª Exposição Oficina Santos no SINDAPORT

A Exposição Oficina, ocorrida no SINDAPORT, dia 7 de outubro de 2009, teve como principal foco a participação ativa da comunidade que através de depoimentos filmados e escritos, relataram as diversas experiências que viveram enquanto trabalhadores ligados ao Porto. Além disso, muitos participantes se inscreveram no blog, proporcionando assim uma continuidade e acompanhamento desse diálogo.

Esses relatos e depoimentos consistem em uma experiência sem igual na composição de uma história ou levantamento do Patrimônio Cultural da região portuária e serão essenciais para o desenvolvimento de uma cartilha de educação infantil e um livro que sintetizarão esse ciclo de saberes.


Exposição Oficina Santos - Fórum Brasil de Comércio Exterior

Nos dias 14 e 15 de outubro foi realizada a Exposição Oficina Santos no Mendes Convention Center, junto ao 4º Fórum Brasil de Comércio Exterior na cidade de Santos/SP.

Na ocasião, mais de 800 pessoas estavam reunidas, entre elas autoridades como o Prefeito de Santos, Sr. João Paulo Tavares Papa; o Ministro da Secretaria Especial e Portos, Sr. Pedro Brito; o ex-governador Orestes Quércia e o Presidente do Conselho Portuário, Sr. Sergio Aquino, entre outros.

Alguns participantes do Fórum contribuíram com a “Exposição Oficina Santos”. E também, foi através das ferramentas de mídias sociais e banners ilustrativos, que estes participantes se aproximaram com as ações que vêm sendo desenvolvidas junto com a comunidade santista, na elaboração de um Plano de Manejo do “Programa de Gestão do Patrimônio Cultural, Sistema Viário da Margem Direita do Porto de Santos”.


Exposição Oficina Santos no Sindicato dos Estivadores

Na “Exposição Oficina Santos”, realizada na sede do “Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão”, participaram os trabalhadores ligados à estiva do Porto de Santos.

Neste Evento, que aconteceu no dia 22 de outubro, entramos em contato com o processo de modernização da região portuária e com as mudanças de sua Paisagem Cultural, ocorridas nas últimas décadas, a partir dos depoimentos dos estivadores. Foi destacada a importância da memória destes trabalhadores na preservação e valorização do Patrimônio Cultural de Santos.

Durante a Exposição contamos com o apoio de banners ilustrativos e com o blog do evento, projetado em tempo real, para compartilhar com os envolvidos os resultados alcançados pelo “Programa de Gestão do Patrimônio Cultural Sistema Viário da Margem Direita do Porto de Santos”.

Além disso, participantes do evento se registraram neste blog e podem continuar contribuindo de maneira efetiva na realização de próximos eventos, bem como continuar deixando suas experiências e memórias do Porto para, assim, contribuir continuadamente com a soma dos saberes, objetivo maior do Projeto.


Exposição Oficina Santos na CODESP

A CODESP recebeu, em seu Centro de Treinamento, a Exposição Oficina Santos no dia 29 de outubro.

Participaram deste evento funcionários da CODESP que deram importantes informações sobre o Patrimônio Histórico do Porto de Santos. Também relataram como eram as construções na antiga CDS, as mudanças que ocorreram na Paisagem Cultural nas últimas décadas na região portuária e santista, entre outros.

Este diálogo, entre pesquisadores e comunidade santista, contribuiu para o enriquecimento das pesquisas e das ações que vêm sendo realizadas pelo “Programa de Gestão do Patrimônio Cultural do Sistema Viário da Margem Direita do Porto de Santos/SP”.


Exposição Oficina Santos no Mercado Municipal

Realizada no Mercado Municipal, dia 25 de novembro, a Exposição Oficina Santos contou com a contribuição de comerciantes, turistas, compradores e pessoas que visitavam o Circuito Cultural, formado por banners temáticos e ilustrativos.

Durante o período da manhã, estes participantes enriqueceram os conhecimentos alcançados pelo Programa através de seus depoimentos, sugestões e perguntas sobre a história, a valorização e a preservação do Patrimônio Cultural do Porto de Santos.

Na tarde deste mesmo dia foi realizada uma Oficina Cultural com os moradores da “Casa Abrigo Provisório População em Situação de Rua” e com os moradores da Associação Albergue Noturno. Na ocasião estiveram envolvidas, também, pessoas que leram notícia divulgada pela imprensa e foram ao Mercado Municipal conhecer o Programa e escutar a palestra ministrada.

Na Oficina Cultural houve a mostra do Programa, por meio deste blog e ferramentas de multimídia, além de ter sido apontado pelos participantes os lugares históricos que representam sua identidade e memória a respeito do Patrimônio Histórico da cidade de Santos.


Exposição Oficina Santos no Teatro Guarany

Foi realizada no Teatro Guarany, dia 26 de novembro, mais uma Exposição Oficina Santos contando, desta vez, com a participação de escolas e grupos de dança.

Dezenas de participantes do evento e dos ensaios coreográficos, bem como pessoas atraídas pela divulgação em mídia, visitaram a Exposição e puderam se inteirar das pesquisas desenvolvidas. Puderam ainda dar seus depoimentos e visões sobre o patrimônio histórico e cultural de Santos.

Estes resultados são incorporados ao banco de memórias do Programa para, através de práticas de gestão de conhecimento, elaborar análises que integrem as percepções da comunidade frente ao seu patrimônio.


Exposição Oficina Santos na UME Auxiliadora da Instrução

A primeira Exposição Oficina realizada com o público infantil ocorreu no dia 27 de Novembro, na UME Auxiliadora da Instrução, onde estudam mais de 350 crianças. Em sua maioria, são filhos ou parentes de profissionais portuários.

Durante a visita ao Corredor Cultural instalado no pátio da escola, várias crianças tiveram sua atenção voltada a fotos e textos que remetem a matérias que estão tendo na escola. Assim, foi possível aplicar os conhecimentos e informações do Programa ao conteúdo programático escolar, contribuindo para uma ampliação de conhecimentos e debates com as crianças.

Foram ainda realizadas Oficinas Culturais com classes de alunos da 2ª. e 3ª. séries do Ensino Fundamental. Nestas oportunidades foram incentivados aspectos de valorização e preservação do Patrimônio Cultural Santista. Houve grande integração da comunidade nas Oficinas, analisando-se os 95 anos de história da própria escola, inserida na história do bairro do Macuco e do município de Santos como um todo. Assim, foi possível tangibilizar a participação das crianças na história e cultura regional.


Exposição Oficina Santos no Jardim Botânico

Na realização da Exposição Oficina Santos, no Jardim Botânico da cidade, estiveram envolvidos moradores próximos, turistas e visitantes do Parque, no dia 29 de novembro.

Durante todo o evento, banners temáticos e ilustrativos foram expostos e demonstravam aos participantes os objetivos do Programa e a história de Santos. A Exposição destacou a importância de unir os saberes da comunidade com os conhecimentos das pesquisas realizadas pelo Projeto para preservar e conservar o Patrimônio Cultural do Porto de Santos.

Além disso, este blog esteve projetado em tempo real e os participantes puderam se cadastrar e deixar depoimentos com suas experiências, impressões e sugestões sobre o Programa e suas iniciativas.


Exposição Oficina Santos na UME Padre Leonardo Nunes

Mais uma Exposição Oficina Santos foi realizada com a colaboração e contribuição da comunidade. Desta vez, participaram do evento alunos, professores e demais funcionários da educação da Escola Municipal Padre Leonardo Nunes, no dia 30 de novembro.

A Exposição Oficina ocorreu durante os períodos da manhã e tarde, no pátio e na sala de vídeos da Escola. Na parte da manhã participaram os alunos das 4ª e 5ª séries e, durante a tarde, a Exposição Oficina contou com os alunos das 3ª séries.

Neste evento, mais de 600 alunos estiveram envolvidos. Todos visitaram o Corredor Cultural instalado no pátio, formado por banners explicativos e ilustrativos que remetiam aos estudos arqueológicos e históricos sobre a cidade de Santos. Os alunos foram atraídos por fotos e textos dos banners e debateram sobre a importância de preservar e contribuir para com a valorização do Patrimônio Cultural do Porto de Santos.

Simultaneamente à Exposição dos banners, na sala de vídeos da Escola, os alunos e professores entraram em contato com o Programa através blog. Na ocasião, professores se cadastraram no blog e, através de seus depoimentos, elogiaram as iniciativas do Programa e a troca de conhecimentos que nele ocorre.


Não deixe de acompanhar nossos eventos!

Grupos

© 2019   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço