Documento Cultural Santos

UME Padre Leonardo Nunes

http://documentoculturalsantos.ning.com/     
Nee Documento IPHAN Codesp Wikispaces Ning Twitter











                                          
http://documentoculturalsantos.ning.com/     
Nee Documento IPHAN Codesp Wikispaces Ning Twitter









Sexta Exposição Oficina Santos

Resultados Obtidos

    A Exposição Oficina de hoje, montada no hall central do imponente edifício histórico do Mercado, contou com várias contribuições. Na parte da manhã os comerciantes, compradores, turistas e gente do lugar visitaram o circuito cultural formado pelos banners expositivos. Muitas perguntas, comentários e depoimentos enriqueceram os trabalhos e permitiram ampliar os conhecimentos sobre a história e cultura deste trecho do Porto de Santos.

    Como o prédio é grande e abriga também outras iniciativas culturais e de ensino, estavam acontecendo neste dia, na parte superior do prédio do Mercado, um curso de capacitação do SENAI para pedreiros, técnicos em aparelhos de refrigeração e corte e costura, e uma oficina de para crianças, denominada “Oficina do Futuro”. Durante a manhã ocorreu ainda no Mercado distribuição de leite para a comunidade, do Programa Viva Leite, atraindo diversas mães e crianças da comunidade local. Todos foram convidados e participaram de nossa Exposição.

    No período da tarde foi realizada a Oficina Cultural com a participação de moradores do “Casa Abrigo Provisório População em Situação de Rua”, mantido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Santos, e moradores da Associação Albergue Noturno. Contou também com a participação de pessoas atraídas pela notícia sobre o evento, que havia sido divulgada pela imprensa, incluindo representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

    Feita a apresentação do Programa de Patrimônio Cultural, suas ações e resultados, passou-se a um exercício conjunto de identificar os pontos históricos de Santos que, aos olhos desta comunidade, constituem locais de referência, memória e identidade. E foram vários os pontos indicados: Monte Serrat, Lagoa da Saudade, Bondinho, Morro de São Bento, Igreja Santo Antonio do Valongo, Bolsa do Café, antiga estação de trem próximo à igreja do Valongo, cemitério do Paquetá, outeiro de Santa Catarina, Ilha das Palmas, Casa do Trem Bélico e coqueiros da Av. Ana Costa.

    Os participantes do evento indicaram ainda pontos na paisagem histórica de Santos que poderiam ser conservados, de maneira a valorizar a memória do lugar. Estas contribuições estarão sendo inseridas no Plano de Manejo do Patrimônio Cultural abrangido pelo Programa, constituindo um de seus resultados previstos.

 

 


Grupos

© 2019   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço