Documento Cultural Santos

É com grande prazer que tenho acompanhado e participado no Plano de Gestão de Patrimônio Cultural / Diagnóstico de Situação e Valoração Científica do Sistema Viário da Margem Direita do Porto de Santos, desde praticamente o seu começo no primeiro semestre de 2008. Como tal, assisti à sua nascença, crescimento e amadurecimento, tendo participado como arqueólogo, tanto na fase de Prospecção do Patrimônio Arqueológico, como na fase de Resgate dos dois sítios arqueológicos identificados: o sítio da Barca e o sítio CODESP. Bens patrimoniais e trabalhos esses que trouxeram à luz do dia, novos e importantes contributos para a História da cidade de Santos e respetivo Porto, permitindo clarificar e enriquecer os conhecimentos existentes acerca da forma como o Homem se articulou com a paisagem em presença, ao longo dos últimos séculos.
Porém, de nada serve esse conhecimento, se ele não for partilhado, divulgado, valorizado e, desta forma, foi com grande expectativa e a maior satisfação, que pude participar nestas Oficinas Culturais, partilhando conhecimentos sobre resultados do Programa e aprendendo com as vivências de quem presenciou, registrou pela memória e divulgou pela palavra, causos, momentos, factos e toda a evolução do Porto de Santos, desde pelo menos os anos 30 do século passado.
Foi um previlégio para mim, conhecer, conversar e partilhar de toda a riqueza humana que participou ativamente nas oficinas culturais em epígrafe, ter contacto com o que de melhor o Porto de Santos teve e continua a ter: as pessoas - bens Patrimoniais Vivos!

Exibições: 7

Comentar

Você precisa ser um membro de Documento Cultural Santos para adicionar comentários!

Entrar em Documento Cultural Santos

Comentário de Regina Dilza em 1 novembro 2009 às 22:43
Fico imensamente agradecida pela gentiza do seu comentário!
Aproveitando, gostaria de parabenizá-lo pela sua participação no Plano de Gestão de Patrimônio Cultural, permitindo a todos nós grandes conhecimentos.
E também, pela oportunidade de deixarmos aqui depoimentos que enriquecem a memória do nosso porto.
Abraços

Grupos

© 2024   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço