Documento Cultural Santos

Entrei como estivador no Porto de Santos no ano de 1991, durante o início da CODESP. As principais alterações que vi acontecer foram a redução do número de trabalhadores no navio, que foram sendo substituídos por máquinas cada vez mais modernas. Além dessa, os armazéns foram arrendados a empresas privadas.

Outra grande mudança foi a colocação de sugadores e da criação do ship loader. Os sugadores foram colocados no local dos grabs, que eram guindastes de cintura fina e lança móvel que ficavam junto ao armazém XII. Os que estavam em condições, foram reinstalados perto do armazém 32, porém uma grande parte virou sucata. O embarque de açúcar passou a ser feito através da técnica de ship loader que consiste numa esteira mecânica que transporta a saca e reduziu o número de estivadores de 12 para 6 a bordo do navio, no porão. Ambas as mudanças aconteceram entre 2000 e 2002.

Também aconteceu outra mudança que foi a ponte rolante, que é um grande guindaste que pega até 4 contâiners de 20 pés ou 2 de 40 pés, colocando-os ou retirando-os do porão dos navios. O recorde de carregamento de containers pertence à Tecon, que colocou 220 contâiners em 6 horas num navio.

Exibições: 16

Comentar

Você precisa ser um membro de Documento Cultural Santos para adicionar comentários!

Entrar em Documento Cultural Santos

Grupos

© 2024   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço